O empresário de Gaspar, Filipe Pitz, começou a trabalhar como atendente de farmácia aos 12 anos, e hoje comanda uma empresa que gira bilhões de reais
O que está por trás dessa história de sucesso? A resposta, segundo Pitz, está na vontade de aprender e na coragem de se arriscar.
“Não esperem o momento perfeito, ele nunca chega. Comecem pequeno, mas com coragem. Construam algo que tenha propósito real. Não tenham medo de errar, porque o erro é parte da jornada. E cultivem networking: pessoas certas valem tanto quanto capital”, aconselha o empresário de Gaspar.
Com a mesma disposição para aprender e se reinventar, Filipe começou sua carreira no mundo dos negócios de forma incomum, como atendente de farmácia aos 12 anos. O empresário conta que a ideia era aprender algo na prática desde cedo.
“Minha família acabou me apoiando como um trabalho de aprendizado, mas não teve jeito, em poucos meses virou compromisso e acabei tendo essa conexão com trabalho muito cedo, por opção, não por necessidade”, relembra Pitz.
Paralelamente ao crescimento profissional ainda na juventude, Filipe concluiu a graduação em Administração na FURB, em Blumenau. Ele destaca que os professores universitários foram seus “primeiros consultores”.
“Como eu comecei muito cedo minha empresa, levei muitos “problemas” para meus professores me ajudarem, e nunca voltei pra casa sem uma resposta”, relata.
“Sempre me baseio muito em empresários que saíram do zero, e construíram suas carreiras, sem capital, com muita coragem e trabalho”, completa.
Além dos mentores acadêmicos e profissionais, Filipe afirma que a família sempre foi seu maior pilar: da disciplina do pai à resiliência da mãe e, hoje, o apoio da esposa e da filha, que representam seu verdadeiro propósito.
De atendente de farmácia a negócio bilionário: conheça a trajetória do empresário de SC
Aos 12 anos, Filipe Pitz começou a trabalhar como atendente de farmácia, mas logo percebeu que sua verdadeira paixão estava na fotografia.
Com isso, ele vislumbrou uma oportunidade de unir sua paixão pela arte com as necessidades do mercado local, especialmente em sua cidade natal, Gaspar.
Aos 23 anos, fundou a primeira produtora de catálogos de Gaspar, voltada para os setores têxtil e da construção civil. O sucesso foi rápido: em poucos anos, sua empresa empregava mais de 60 pessoas e se tornou uma das maiores do estado.
Essa visão o levou a buscar novas formas de criar impacto e, mais tarde, para a fundação de sua própria empresa no setor imobiliário, a PZ Empreendimentos, que nasceu com o propósito de ir além da construção de imóveis.
“A transição para o setor imobiliário veio do desejo de unir arte, e sustentabilidade e qualidade de vida, tornar isso tudo algo concreto, que pudesse transformar cidades”, afirma Filipe.
Para Filipe, criar espaços habitacionais e comerciais é uma oportunidade de transformar o ambiente urbano e melhorar a qualidade de vida das pessoas. A empresa se destaca pela integração de sustentabilidade e inovação em cada projeto.
Um exemplo disso é o PZ Ecomall, o primeiro mall gastronômico sustentável de Santa Catarina, localizado em Balneário Camboriú.
Filipe conseguiu unir sua paixão pela arte com as demandas do mercado, fazendo da sustentabilidade a base de seus projetos — da escolha de materiais à eficiência energética e impacto ambiental.
A PZ também se consolidou em Mato Grosso, atendendo a uma grande demanda por infraestrutura, especialmente no setor agropecuário.
Sua expansão para Mato Grosso não foi apenas estratégica, mas também uma forma de conectar realidades diferentes, mas complementares. Santa Catarina e Mato Grosso exigem inovação, mas têm necessidades locais distintas, e Filipe se dedicou a atender essas especificidades.
“Santa Catarina exige uma leitura de luxo e lifestyle. Mato Grosso pede soluções para o agro, moradia, trabalho e a logística. Conciliar isso exige flexibilidade estratégica, mas sem perder a essência da PZ. Além disso, liderar times em diferentes e deixar todos na mensal página cultural da empresa, requer gestão ágil e comunicação clara”, detalha Pitz.
Hoje, Filipe vive em Sinop, Mato Grosso, dividindo seu tempo entre o estado e Santa Catarina, gerenciando os projetos da PZ. Ele se orgulha de sua trajetória, mas reafirma que o verdadeiro sucesso está em transformar cidades e vidas.
O verdadeiro sucesso, para Filipe, está em transformar cidades, melhorar a vida das pessoas e deixar um legado positivo.
“O caminho se ajusta com os erros e aprendizados. O trabalho não termina com a entrega de um projeto; ele começa aí, com o impacto que causa no ambiente e nas pessoas”, reflete Filipe.”
Fonte: ND+
Karoline
Foto: Arquivo Pessoal/ND

0 Comentários